• Lords warner stand_american white oak_AHEC populous ARUP
  • Lords warner stand_american white oak_AHEC populous ARUP

Carvalho branco americano

O carvalho branco americano é uma das espécies mais populares das florestas de folhosas americanas nos mercados exportadores - e é exclusivo da América do Norte. Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé do carvalho branco americano situa-se em 2,08 mil milhões m3, que compõe 15,7% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. O carvalho branco americano está a crescer a um ritmo de 39,6 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 20,9 milhões m3 por ano. Em geral, o borne do carvalho branco é esbranquiçado a castanho claro e o cerne é, normalmente, castanho claro a escuro. A madeira de carvalhos brancos é principalmente de fio reto, com uma textura média a grosseira. Os carvalhos brancos americanos têm em geral propriedades de resistência excelentes em relação ao peso, fazendo deles uma das espécies preferidas para aplicações estruturais.  

American white oak

MADEIRA LAMELADA E COLADA

Madeira Lamelada e Colada (Glulam) é uma viga de madeira mecanizada feita a partir de laminações de madeira que são coladas entre si, muitas vezes unidas por malhetes com adesivos duráveis e resistentes à humidade.  A fibra das laminações segue paralelamente ao comprimento da viga.  Este material mecanizado pode ser transformado em vigas retas simples ou utilizado para criar peças encurvadas complexas.  

Uma viga de madeira lamelada e colada tem uma maior rigidez e resistência em comparação com uma única secção de madeira de tamanho similar. No âmbito do peso este material é mais resistente do que o aço.  Tradicionalmente, vigas lameladas e coladas são feitas a partir de madeira de resinosas de baixo custo a fim de obter um certo nível de resistência.  Contudo, quando um maior nível de resistência é necessário, numa viga mais fina, a madeira de folhosas oferece maiores vantagens para o fabrico das vigas. 

A Madeira Lamelada e Colada (Glulam) está a redefinir as possibilidades do uso de madeira mecanizada em construção e está a otimizar o valor estrutural da madeira.

Glulam beams