American white oak is one of the most popular species from the U.S. hardwood forests in export markets – and is unique to North America.
Quercus species, mainly Q. alba
Carvalho branco do Norte, Carvalho branco do Sul
O carvalho branco cresce exclusivamente na América do Norte e está espalhado amplamente pela maioria do Leste dos Estados Unidos em florestas de folhosas mistas. Tal como no caso do carvalho vermelho, existem muitas subespécies, todas entre a classificação de carvalho branco, e juntas formam o grupo de espécies mais comum, que representa aproximadamente 33% do recurso de madeiras de folhosas americanas. As árvores são altas e facilmente identificadas pela forma redonda das folhas, que se tornam castanhas no Outono. Os carvalhos brancos crescem também do Norte a Sul; alguns em zonas altas nas montanhas e outros em planícies dando assim origem a características diferentes. Consequentemente, existem variações significativas nos carvalhos brancos dependendo do local de origem, especialmente entre as árvores setentrionais com um crescimento mais lento, e as árvores meridionais com um crescimento mais rápido. Tal como no caso dos carvalhos vermelhos, são considerados como sustentáveis para o consumo nacional como para a exportação.
Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé do carvalho branco americano situa-se em 2,26 mil milhões m3, que compõe 15,5% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. O carvalho branco americano está a crescer a um ritmo de 40,1 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 20,1 milhões m3 por ano. O volume líquido (depois da extração) está a aumentar em 20,0 milhões m3 cada ano. A taxa de crescimento do carvalho branco americano excede a taxa de extração em todos os principais estados fornecedores.