A liquidâmbar americana é um grupo importante e diverso de madeiras de folhosas, muitas vezes subvalorizado, que cresce de forma sustentável por todo o Leste e, particularmente o Sudeste, dos Estados Unidos. Para não ser confundida com a liquidâmbar australiana (Eucalipto).
Liquidambar styraciflua
liquidâmbar vermelho, árvore-do-âmbar
As liquidâmbares americanas são grandes com troncos retos, que crescem por toda a região do Sudeste dos Estados Unidos. Existem outras espécies, não comerciais, que crescem por todo os Estados Unidos.
Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé da liquidâmbar dos Estados Unidos situa-se em 714.6 milhões m3, que compõe 4,9% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. A liquidâmbar americana está a crescer a um ritmo de 22,9 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 11,7 milhões m3 por ano. O volume líquido (depois da extração) está a aumentar em 11,2 milhões m3 cada ano. A taxa de crescimento da liquidâmbar americana excede ou é igual à taxa de extração em todos os principais estados produtores.