Embora o escadote seja composto principalmente de madeira de carvalho vermelho americano, o impacto ambiental geral é fortemente influenciado pelo uso de outros materiais, particularmente as 700 gramas de couro verde utilizadas para o assento. Se este componente fosse substituído por madeira, seria possível reduzir significativamente o impacto ambiental.
O elevado impacto ambiental do couro é devido tanto ao consumo de energia como aos produtos químicos associados com a exploração pecuária, e às entradas ainda maiores durante o processo de fabricação. Este processo envolve o uso de produtos químicos para depilação, biocidas como pentaclorofenol para prevenir o crescimento bacteriano, e compostos de crómio, um metal pesado, para curtimento.
As emissões de carbono durante todas as fases da extração e processo de materiais, a fabricação de produtos, e o transporte totalizaram 155 quilogramas equivalente de CO2. Só o couro representou 48 quilogramas destas emissões, enquanto o alumínio para os apoios dos pés representa mais 14 quilos.