• Along-the-Lines-of-Happiness_Cox_Bacon_American-red-oak_maple_cherry_Interni_Giovanni-Nardi_Day-1-(2)_carousel.jpg
  • Along-the-Lines-of-Happiness_Cox_Bacon_American-red-oak_maple_cherry_Interni_Giovanni-Nardi_Day-1-(1)_carousel.jpg
  • Along-the-Lines-of-Happiness_Cox_-Bacon_American-red-oak_maple_cherry_Interni_Giovanni-Nardi-(8)_carousel.jpg

THE MATERIAL

cerejeira americana

A cerejeira americana é uma espécie suprema de madeiras de folhosas, exclusiva da América do Norte, com tons de cor quentes e qualidades de acabamento soberbas. Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé da cerejeira dos Estados Unidos situa-se em 404 milhões m3, que compõe 3,0% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. A cerejeira americana está a crescer a um ritmo de 11,7 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 4,3 milhões m3 por ano. O cerne da cerejeira pode variar entre o vermelho vivo e o castanho avermelhado e escurece com a exposição à luz.  O borne é branco creme.  A sua dureza e estabilidade quando seca, permite que a madeira seja facilmente colorida e acabada até à obtenção de uma superfície excelente.  É muito elogiada para mobília e carpintaria de interiores.

American cherry

ácer macio

O ácer macio, que cresce naturalmente nas florestas de folhosas Norte Americanas, é uma das espécies mais prolíficas e sustentáveis, semelhante ao ácer duro, mas um pouco mais macio em relação à dureza ao impacto. O ácer macio americano cresce amplamente em todo o Leste dos Estados Unidos em florestas de folhosas mistas. Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé do ácer macio americano situa-se em 1,55 mil milhões m3, que compõe 11,7% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. O ácer macio americano está a crescer a um ritmo de 36,4 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 14,8 milhões m3 por ano. O ácer macio é um pouco parecido ao ácer duro, mas conta com uma maior variação em termos de cor, especialmente de uma região para outra. Geralmente, a madeira do ácer macio apresenta um fio direito com uma textura fina, e com um padrão de fio semelhante à cerejeira americana. Esta madeira de folhosas gerida de forma altamente sustentável de florestas naturais da América do Norte, com excelentes credencias ambientais, é uma boa opção em casos onde não sejam essenciais as propriedades de durabilidade e dureza.  É utilizada para mobília, produção de armários e marcenaria, como também portas, armários de cozinha e para tornear e moldar.

American soft maple

carvalho vermelho americano

O carvalho vermelho americano é a espécie mais predominante nas florestas folhosas americanas - com um fio característico, e madeira que não tem sempre uma cor vermelha.  O nome deriva da cor das folhas no Outono. O carvalho vermelho apenas cresce de forma natural e quase exclusivamente na América do Norte, embora seja plantado em outras partes. Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé do carvalho vermelho americano situa-se em 2,48 mil milhões m3, que compõe 18,7% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. O carvalho vermelho americano está a crescer a um ritmo de 55,2 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 33,9 milhões m3 por ano. Em geral, o borne dos carvalhos vermelhos é castanho claro e o cerne é, muitas vezes, mas nem sempre, rosado a castanho avermelhado.  Os carvalhos vermelhos americanos têm em geral propriedades de resistência muito boas em relação ao peso.  A sua dureza e estabilidade quando seca e o seu fácil acabamento e coloração, fazem com que seja a madeira ideal para móveis e soalhos.

American red oak