Sobre o AHEC

O Conselho de Exportação de Madeiras de Folhosas Americanas (AHEC, sigla em inglês) tem estado na linha da frente durante mais de 25 anos na matéria de promoção internacional de madeira, construindo com êxito uma marca distinta e criativa para as madeiras de folhosas americanas. O programa global do AHEC assegura um futuro para as madeiras de folhosas americanas, ao demonstrar o desempenho e o potencial estético destes materiais sustentáveis, enquanto proporciona uma valiosa fonte de inspiração criativa e assistência técnica.

Desde Washington DC e seis escritórios no estrangeiro, situados estrategicamente nos principais mercados de madeiras de folhosas, o AHEC realiza um programa mundial de promoção sem fins lucrativos com atividades em mais de 5 países. Todos os programas funcionam devido aos esforços conjuntos da indústria americana de madeiras de folhosas e o Serviço Exterior de Agricultura (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com o objetivo de oferecer aos seus membros uma maior vantagem competitiva necessária para satisfazer a crescente procura mundial de produtos americanos de madeiras de folhosas.

O AHEC reconhece que nenhuma empresa ou organização de madeiras de folhosas consegue promover sozinha os seus produtos intensivamente a nível mundial.  Como também não consegue monitorar todas as tendências do mercado internacional e oportunidades de exportação mais importantes, enquanto educa pessoalmente possíveis compradores estrangeiros sobre os produtos de madeiras de folhosas americanas. Contudo, unidos no AHEC conseguem.

A INDÚSTRIA DE MADEIRAS DE FOLHOSAS AMERICANAS

A indústria de exportação que representamos consiste de empresas, muitas delas de propriedade familiar, que são serrarias, produtores de folheado de madeira, soalhos e moldes, comerciantes com usinas de concentração e secadores ou uma combinação dos mesmos.   Em conjunto, esta indústria exporta (por contentores) para mais de 50 países no mundo, mais de 20 espécies de madeiras de folhosas comercialmente disponíveis, embora as espécies que têm maior importância são: os carvalhos, áceres, freixos, tulipeiros, cerejeiras, amieiros e nogueiras.  A madeira serrada é produzida e exportada de acordo com as normas da National Hardwood Lumber Association (Associação Nacional de Madeiras Serradas de Folhosas, NHLA sigla em inglês) e detalhes sobre as classificações, acompanhada por ilustrações, podem ser encontradas neste  site. Contudo, produtores de folheado de madeira tendem a estabelecer as suas próprias classificações de acordo com os requisitos do cliente, agrupadas como painéis, mobília e materiais para reforço.  O AHEC é uma das vozes da indústria de madeiras de folhosas nos mercados de exportação e representa os empenhados exportadores de madeiras de folhosas americanas e as mais importantes associações comerciais de produtos de madeiras de folhosas americanas. Aqui pode encontrar a lista completa de todos os membros do AHEC que fornecem madeira serrada de folhosas, folheado de madeira e outros produtos.

Importadores e fabricantes especializados em madeiras de folhosas compram grandes volumes de madeira serrada e folheado de madeira americano diretamente dos Estados Unidos. Estas empresas podem então administrar a distribuição regional da matéria-prima, ou produzir componentes ou produtos acabados que podem ser especificados por arquitetos e designers ou para o consumo por parte de usuários finais. As associações comerciais, federações e organizações técnicas regionais dedicadas à madeira podem oferecer às empresas que se dedicam ao comércio e fabrico de madeiras de folhosas americanas com acesso a mercados locais. Este site lista algumas das organizações europeias mais importantes.

O QUE FAZEMOS

O nosso programa educa, informa e inspira através de uma grande variedade de atividades incluindo informação técnica, assistência na criação de uma rede de contactos, colaborações criativas, organização e o apoio a eventos, e organiza campanhas de relações públicas a nível mundial.   A nossa missão é desenvolver novas oportunidades para as madeiras de folhosas americanas e fornecer a especificadores e usuários em todo mundo o incentivo de tomar decisões informadas sobre a madeira que utilizam.  Este site fornece esta informação na forma de projetos especiais, filmes, perfis de sustentabilidade, guia de espécies, normas de classificação, estudos de caso e exemplos das várias espécies de madeiras de folhosas disponíveis do AHEC.  Também é uma fonte importante de comentários e notícias do mercado.  Se quiser manter-se a par dos nossos últimos projetos, pode subscrever ao nosso boletim informativo aqui.   Oferecemos workshops técnicos para ateliês de arquitetura e design, como também para a indústria da madeira. Se estiver interessado em organizar um para a sua empresa, entre em contacto connosco. 

Contactos

Desde Washington DC e seis escritórios no estrangeiro, situados estrategicamente perto dos principais mercados de madeiras de folhosas, o AHEC realiza um programa mundial de promoção com atividades em mais de 35 países. Todos os programas funcionam devido aos esforços conjuntos da indústria americana de madeiras de folhosas e o Serviço Exterior de Agricultura (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com o objetivo de alargar o impacto, e expandir para os mercados internacionais, dando aos seus membros uma maior vantagem competitiva necessária para satisfazer a crescente procura mundial de produtos americanos de madeiras de folhosas.