• Endless-stair_dRMM_Tulipwood_CLT_making-(2)_carousel.JPG
  • Endless-stair_dRMM_Tulipwood_CLT_making-(3)_carousel.JPG
  • ES_Factory-Visit_03_Photo-by-Alex-de-Rijke_dRMM_carousel.jpg
  • ES_Factory-Visit_08_Photo-by-Jonas-Lencer_dRMM_carousel.jpg

DESAFIO DE FABRICAÇÃO

The Endless Stair era muito mais do que uma peça de arte: esta obra foi pioneira para o uso de madeiras de folhosas em madeira laminada transversalmente. A tecnologia da madeira laminada transversalmente, que se está a consolidar rapidamente, é normalmente feita a partir de madeira de resinosas, no entanto, o AHEC acredita que existe um verdadeiro potencial para o uso de tulipeiro, uma espécie de madeira de folhosas sustentável e abundante, relativamente barata e estruturalmente impressionante. 

Para colocar esta ideia à prova, o AHEC trabalhou na obra The Endless Stair com os arquitetos de dRMM e os engenheiros de Arup a fim de criar um design que não fosse apenas visualmente empolgante, mas que também testasse o potencial desta nova forma de madeira.  Fabricantes de Itália e da Suíça fabricaram os elementos, que foram montados rapidamente e eficientemente in situ

A madeira laminada transversalmente é um produto especializado de madeira que é utilizado cada vez mais para construir paredes e soalhos de edifícios. Esta é uma construção tipo “sanduíche”, normalmente com um número impar de camadas.  Em cada camada sucessiva, as fibras das madeiras estão dispostas em direções perpendiculares opostas de modo a que, se alguém olhasse através da madeira laminada transversalmente desde cima, veria uma espécie de retículo de fibras.  É um material ortotrópico, ou seja, possui diferentes propriedades em três direções. Este é um fato importante porque a madeira é forte ao longo das direções das fibras, mas menos forte nas direções transversais.   Os métodos de construção modernos não-in situ, permitem aos painéis de madeira laminados transversalmente serem produzidos numa fábrica e depois entregues ao local de construção para uma montagem rápida e precisa, reduzindo assim o tempo de construção, assim como os riscos associados.  

Ao montar o material em camadas, o impacto estrutural das peças individuais é contrabalançado por todo o painel, garantindo um melhor controle das propriedades do material, e também permitindo o uso de materiais de menor qualidade que de outra forma seriam considerados inadequados para este tipo de marcenaria estrutural.  O uso de tulipeiro com um grau de qualidade Nº 2 Common (classificação visual da NHLA) significou uma economia de 40% a nível de custos em comparação com a qualidade FAS, normalmente utilizada para aplicações de marcenaria. 

Os fabricantes de painéis de madeira laminada transversalmente, maioria dos quais estão situados principalmente no Norte da Europa, utilizam madeira de resinosas, geralmente abeto.  O que o AHEC se preguntou foi: seria viável utilizar uma madeira de folhosas mais forte para fabricar os painéis?

Os painéis maciços de madeira laminada transversalmente são caracterizados por propriedades ignífugas e, portanto, podem estar expostos em estruturas acabadas sem serem tratados com uma proteção contra incêndios.  Consequentemente, a madeira de folhosas laminada transversalmente oferece as vantagens de um material ignífugo, juntamente com a aparência e a força inerente do tulipeiro americano.