FAS

O grau de qualidade FAS deriva da classificação original “First and Seconds” (“Primeiro e Segundos”). Este grau de qualidade irá fornecer ao usuário peças compridas e sem defeitos, ideais para mobília de alta qualidade, carpintaria de interior e molduras em madeira maciça. O tamanho mínimo de uma tábua é 6” de largura ou superior e 8’ de comprimento ou superior.  O grau de qualidade FAS inclui uma gama de tábuas com um rendimento de 8313% (10⁄12) a 100% de peças sem defeitos nas suas superfícies.  As peças sem defeitos devem ter um tamanho mínimo de 3” de largura por 7’ de comprimento ou 4” de largura por 5’ de comprimento.  O número permitido deste tipo de peças depende do tamanho da tábua, na maioria dos casos sendo apenas uma ou duas.  A largura e o comprimento mínimo irão variar dependendo das espécies e se a tábua é verde ou seca em estufa. 

De modo a serem incluídas no grau de qualidade FAS, ambas as faces da tábua devem cumprir com os requisitos mínimos.

FAS

Nota: Peças sem defeitos com um rendimento de 83 1/3% na pior face da tábua. 

FASbis

FAS-One-Face (“FAS-Uma-Face”) (FAS 1F)

Este grau de qualidade é quase sempre exportado juntamente com a FAS.  Neste tipo de classificação, a melhor face deve cumprir com todos os requisitos da FAS, enquanto a pior face deve cumprir com todos os requisitos do grau de qualidade número 1 Common (“Comum”), deste modo garantindo ao comprador pelo menos uma face com um grau FAS.  Não existe uma percentagem média de FAS-One-Face incluída numa remessa; esta percentagem pode variar entre fornecedores e remessas.  Se tiver alguma dúvida em relação à quantidade recebida, por favor consulte o fornecedor sobre a mesma.

Selects

Este grau de qualidade é basicamente idêntico ao FAS 1F, exceto no tamanho mínimo requerido de cada tábua. Selects permitem tábuas com uma largura de 4” ou superior e um comprimento de 6’ ou superior.  O grau de qualidade Selects é geralmente associado às regiões do norte dos Estados Unidos e é exportado juntamente com as madeiras de grau FAS.  Embora, frequentemente estas exportações de graus superiores são referidas unicamente como FAS.  A prática convencional no mercado de madeira de folhosas americana é exportar estas madeiras de graus superiores em alguma combinação. Trabalhar em estreita colaboração com o fornecedor permitirá ao comprador assegurar-se que irá receber a qualidade esperada.   Independentemente da combinação da FAS, entre F1F (Face e Better) ou Selects (Select e Better), cada tábua na remessa deverá ter no mínimo uma face FAS.

Number 1 Common (No. 1C)

O grau de qualidade Common Número 1 é frequentemente referido nos Estados Unidos como a classificação Cabinet (“Armário”) devido à sua adaptabilidade aos tamanhos normais de portas de armários de cozinha utilizados nos Estados Unidos.  Por esta mesma razão, número 1 Common é também utilizado amplamente na produção de partes de móveis.  O grau de qualidade Número 1 Common inclui tábuas que têm no mínimo 3” de largura e 4' de comprimento e produzirá peças sem defeitos desde 66 23% (812) até ao requisito mínimo do grau FAS (83 13%), não incluído.  As peças sem defeitos mais pequenas permitidas são  3" por 3' e 4" por 2'. O número de peças sem defeitos é determinado pelo tamanho da tábua. 

De modo a serem incluídas no grau de qualidade Número 1 Common, ambas as faces da tábua devem cumprir com os requisitos mínimos.

n1common

Nota: Se a melhor face da tábua cumprir os requisitos do grau de qualidade FAS e a pior face cumprir os requisitos do grau de qualidade Número 1 Common, então a classificação tem o potencial de ser F1F ou Selects. 

n1commonbis
 

Number 2A Common (No. 2AC)

O grau de qualidade número 2A é frequentemente referido como a classificação Economy (“Económica”) devido ao seu preço e aptidão para uma ampla gama de partes de móveis.   Também é a classificação de escolha da indústria americana de soalhos de madeira de folhosas. O grau de qualidade número 2A Common inclui tábuas que têm no mínimo 3” de largura e 4' de comprimento que proporcionam um rendimento que vai desde os 50% (6 12) até ao requisito mínimo do grau Número 1 Common (66 2 3%), não incluído. As peças sem defeitos mais pequenas permitidas são 3" por 2’ e o número destas peças depende do tamanho da tábua.  Se a pior face cumprir com os requisitos mínimos do grau de qualidade número 2A Common, então a classificação da melhor face é irrelevante. 

n2common

Nota: Se a melhor face da tábua cumprir os requisitos do grau de qualidade FAS e a pior face cumprir os requisitos do grau de qualidade Número 1 Common, então a classificação tem o potencial de ser F1F ou Selects.

n2commonbis

Nota: Se a melhor face da tábua cumprir os requisitos do grau de qualidade FAS e a pior face cumprir os requisitos do grau de qualidade Número 1 Common, então a classificação tem o potencial de ser F1F ou Selects.

Número 2B Common (“Comum”) (Nº 2BC)

O grau de qualidade Número 2B Common tem os mesmos requisitos que o grau de qualidade Número 2A, com a exceção de que apenas necessita que todas as peças sejam Sound (aceitáveis).

O grau de qualidade Número 2 Common é uma combinação dos graus Número 2A e 2B Common, e nenhuma percentagem destes graus são necessários em qualquer exportação.

Estas classificações formam a estrutura pela qual todas as madeiras de folhosas americanas são negociadas.  É importante salientar que qualquer exceção destas regras na interação entre comprador e vendedor é permitida e até encorajada.  Para uma descrição completa das classificações da NHLA, consulte a publicação Normas para a Medição e Inspecção de Madeira de Folhosas e Cipreste (“Rules for the Measurement and Inspection of Hardwoods and Cypress”), da NHLA.