• Copenhagen-October-2016-119_carousel.jpg
    • WORKSHOPS DE CLASSIFICAÇÃO

      Organizamos workshops de classificação para importadores e fabricantes de madeiras de folhosas americanas em todo o mundo, juntamente com Dana Spessert, Inspetor Chefe da NHLA. Se pensa que a sua empresa beneficiaria de um workshop prático sobre como classificar madeiras serradas de folhosas de acordo com a norma da NHLA, por favor entre em contato connosco.

Classificação de madeira serrada

O propósito desta informação é fornecer uma explicação simples, mas detalhada sobre as normas de classificação para madeiras serradas de folhosas americanas.  Estas normas foram estabelecidas há mais de 100 anos pela, naquela época, recém-formada Associação Nacional de Madeiras Serradas de Folhosas (National Hardwood Lumber Association, NHLA).  Atualmente, a NHLA conta com mais de 1000 membros por todo o mundo, e as normas da NHLA continuam a ser as normas nacionais dos Estados Unidos para a indústria de madeiras de folhosas e constituem a base para a classificação de madeira serrada para exportação. A madeira é um material natural e, pela sua própria natureza, pode conter diferentes características e defeitos que devem ser compreendidos e levados em consideração, dependendo do seu uso.

A classificação de madeira serrada em categorias, à medida que é processada, ajuda a determinar, em grande medida, o valor e potencial uso para cada prancha de madeira serrada. As normas de classificação da NHLA oferecem uma linguagem comum, tanto para o comprador como para o vendedor, para a especificação de transações de madeiras serradas de folhosas.  Embora as normas de classificação da NHLA estejam ajustadas para o mercado interno dos Estados Unidos, um conhecimento razoável é essencial para compradores de todo o mundo de modo a obterem o grau de qualidade esperado.  A classificação da madeira serrada adquirida por um fabricante determinará tanto o custo como o desperdício.  Uma vez que as classificações se baseiam na percentagem de madeira sem defeitos numa prancha, muitas das belas características naturais encontradas nas madeiras de folhosas não são levadas em conta na hora de calcular o rendimento.   Este facto é destacado nesta publicação por ilustrações fotográficas dos principais graus de qualidade, de 10 espécies importantes de madeira de folhosas americana, aqui mencionadas.

A madeira serrada de folhosas é geralmente classificada com base do seu tamanho e o número de cortes (peças) que podem ser obtidos de uma prancha ao ser cortada e utilizada na produção de um produto de madeira de folhosas.  As normas da NHLA foram concebidas com o mercado do mobiliário em mente de modo a fornecer percentagens mensuráveis de madeira sem defeitos de cada grau de qualidade.  Os graus de qualidade superiores oferecem ao usuário peças compridas sem defeitos, enquanto os graus Common (“comuns”) foram concebidos para serem serradas novamente e transformadas em peças sem defeitos mais curtas.  Os graus de qualidade superiores, que incluem FAS, FAS-One-Face (FAS/1F) e Selects são os mais adequados para molduras compridas sem defeitos, produtos de carpintaria como molduras de portas, arquitetura de interiores, bem como móveis que requerem uma alta percentagem de peças compridas e largas.

Os graus Common (“Comuns”), principalmente o número 1 Common (Nº 1C) e o número 2A Common (Nº 2AC), são mais adequados para a indústria de móveis de cozinha, maioria dos componentes mobiliário, e para soalhos de ripas ou de prancha.  Convirá referir que depois de serem novamente serradas, as peças obtidas a partir de graus Common irão ser do mesmo tipo de madeira sem defeitos que os graus superiores, embora como peças mais pequenas (mais curtas e/ou estreitas).  O nome do grau de qualidade designa simplesmente a percentagem de madeira sem defeito de uma prancha, não a aparência em geral.  A floresta americana de folhosas temperada é a maior do seu tipo em qualquer parte do mundo, com uma história significativa em termos de sustentabilidade.  Analisar os graus Common, quando possível, é valioso de modo a obter o melhor valor tanto em relação ao custo da madeira serrada como ao rendimento.  Estes esforços ajudarão a assegurar a sustentabilidade deste recurso para as próximas gerações.



O GUIA ILUSTRADO DAS CLASSIFICAÇÕES DE MADEIRA SERRADA DE FOLHOSAS AMERICANA 

Este guia fornece uma explicação simplificada sobre o sistema de classificação da NHLA que é a norma nacional da indústria de madeira serrada de folhosas americana e constituem a base para a classificação de madeira para exportação.

 

DATA DE PUBLICAÇÃO:  Setembro 2013

PREÇO: Gratuito

ESPÉCIES: Todas as espécies
Species guide

MENSURAÇÃO

As normas de classificação de madeira serrada da NHLA adotadas pela indústria de madeira de folhosas americana estão baseadas num sistema imperial de medição, utilizando polegadas e pés.  Em comparação, a maioria de mercados exportadores estão mais familiarizados com medidas métricas.  Além disso, as normas de classificação foram desenvolvidas com madeira serrada, com comprimento e largura aleatório, em mente.  Qualquer seleção de uma determinada especificação deverá ser mencionada antes de encomendar.

Classificações

Abaixo, pode encontrar as normas de classificação da NHLA.  Graus de qualidade de cortes sem defeitos (FAS, FAS One Face, Selects, Nº 1 Common (“Comum”) e Nº 2A Common). A NHLA afirma que estes graus de qualidade “resistiram à prova do tempo e de um mercado exigente, servindo assim como um modelo para as outras”.

Características e defeitos

The following shows characteristics that occur in US hardwoods. Some are inherent to certain species and others are generic to all. These characteristics either occur naturally in the lumber or as a result of the drying process. As has already been discussed, the grades are based on the percentage of clear, defect free wood in the board.

Classificações illustradas

Selecione uma das nove espécies de madeira de folhosas americanas para ver os exemplos visuais de cada grau de qualidade.  Esta seleção básica de espécies de folhosas americana proporciona uma introdução perfeita para a classificação de madeira serrada de acordo com as normas da NHLA, a normativa que tanto a indústria de madeiras de folhosas americanas como o comércio internacional seguem.

Informação adicional

As classificações da NHLA cobrem a maioria das espécies comerciais de madeira de folhosas que crescem nos Estados Unidos.  O seguinte é um breve resumo das várias espécies e a seleção de cores que podem ser solicitadas aos fornecedores americanos.