• invisible-Store_-Cherry_Maple

PROCESSO DE DESIGN

Laura Ellen Bacon é uma escultora. Sebastian Cox é um designer de mobiliário. Laura utiliza um lápis 6B para fazer os seus esboços.  Sebastian utiliza um lápis 2H ou um computador.  Para Laura, a forma e a escala são decisivos para a escolha do material de uma obra.  Sebastian desenha objetos que permitam o melhor uso do seu material.  O processo criativo de Laura começa com o espaço para que está a desenhar.  Sebastian raramente sabe onde as suas obras irão acabar.  Laura trabalha com as mãos, optando muitas vezes por salgueiro pela sensação que dá ao tato.  Sebastian utiliza máquinas, e mesmo quando utiliza as mãos uma ferramenta encontra-se sempre entre as suas mãos e a madeira.  

O que estes dois designers muito diferentes têm em comum é o seu amor pela madeira, e o amor pelo processo criativo.  “Todos os fabricantes desfrutam imenso do processo de fabricação”, afirma Laura.  “Esta alegria é evidente na obra, que tem plenitude. Tudo o que é criado tem um depósito invisível de felicidade oculto no seu interior.  Tivemos muitas ideias ao longo dos meses, mas, no final, o resultado foi esse.”  Foi assim que se plantou a semente do Invisible Store of Happiness

O trabalho em conjunto para transformar esta semente de uma ideia numa forma tridimensional testou-os, desafiou-os e motivou-os.   No entanto, o processo de design volta sempre ao amor pela criação de objetos de madeira. 

“Para trabalhar com Laura, tive que reduzir o material de grandes quantidades de madeira de folhosas a algo que pudesse ser tecido”, afirma Sebastian.  “A maneira óbvia teria sido cortar a madeira em ripas, mas queria fazer algo mais interessante, mais eficiente e mais bonito”.  Utilizando uma tupia moldadora e uma série de cortadores, dividimos parcialmente as ripas retas de ácer em fitas, que em seguida foram embebidas em água por uma noite a fim de criar um material semelhante ao salgueiro com o qual Laura está acostumada a trabalhar.  Geralmente, a madeira de folhosas americana seca em estufa é utilizada para soalhos ou mobiliário por ser muito maciça, assim sendo estamos a tentar encontrar novos usos para o mesmo”, afirma Sebastian.