Compare Species

Select two species for a detailed comparison.

  • American alder
  • American ash
  • American aspen
  • American basswood
  • American beech
  • American yellow birch
  • American cherry
  • American cottonwood
  • American elm
  • American hackberry
  • American hickory
  • American hard maple
  • American soft maple
  • American red oak
  • American white oak
  • American pecan
  • American sap gum
  • American sassafras
  • American sycamore
  • American tulipwood
  • American walnut
  • American willow
ou

Amieiro americano

alder_red_big

Forest Distribution

Os amieiros americanos crescem prolificamente na região Noroeste do Pacifico sob gestão sustentável.  O amieiro tem uma rotação relativamente curta e requer menos tempo de extração em comparação com a maioria das outras madeiras de folhosas.

Material Availability

  • O amieiro é classificado utilizando as Normas para o Amieiro Vermelho da Costa do Pacífico, da NHLA, publicadas nas Normas para a Medição e Inspeção de Madeira de Folhosas e Cipreste (“Rules for the Measurement & Inspection of Hardwood and Cypress”), da NHLA. Os elementos chave de classificação incluem a classificação a partir da melhor face em vez da pior face, como referido nas Normas de Classificação da NHLA; nós olhos de perdiz são vistos como uma característica e não um defeito. Os graus primários incluem Superior (Select e Melhor), Cabinet (Nº 1 Common), e Frame (Nº 2 Common), que se adaptam a usos semelhantes aos graus de qualidade da NHLA. 
     
  • O amieiro dos Estados Unidos está prontamente disponível como madeira serrada seca em estufa e é vendido frequentemente conforme uma gama de normas de classificação propiás. Para classificações não listadas nas normas da NHLA, recomenda-se que consulte os seus fornecedores.
     
  • A madeira pode ser vendida como madeira serrada bruta ou aplainada como madeira de amostra. A produção de folheado tem uma disponibilidade limitada. 

Wood Description

O amieiro é praticamente branco quando cortado de fresco, mas muda rapidamente, aquando é exposto ao ar, para castanho claro com um matiz amarelo ou avermelhado.  Não existe uma diferença visível entre o borne e o cerne, no entanto o cerne apenas se forma em árvores de idade avançada.  A madeira de amieiro tem um fio bastante direito, bastante parecida com a cerejeira, com uma textura uniforme.

Mechanical Properties

O amieiro tem uma densidade média, mas é relativamente macio. Tem uma baixa resistência ao encurvamento, resistência ao choque e rigidez. É facilmente torneado e pode ser polido e colorido de modo a obter-se um excelente acabamento.

  • 0,41

    Gravidade Especifica (12% TH)

    449 kg/m3

    Peso Médio (12% TH)

    10,10%

    Volume Médio de Contração (verde até 6% TH)

    67,571 MPa

    Módulo de Rutura

    9.515 MPa

    Módulo de Elasticidade

    40,129 MPa

    Resistência à compressão (paralelo ao fio)

    2.624 N

    Dureza

Oiled / Un-Oiled Appearance

Oiled
alder_red_oiled
Un-oiled
alder_red_unoiled

Performance

  • O amieiro é maquinado facilmente e é bom para aplainar, perfurar, esculpir, moldar, pregar, aparafusar e colar, tornando-o altamente adequado para o mobiliário e marcenaria.
     
  • A madeira é não-resistente à podridão do cerne, mas é permeável a um tratamento conservante. 

Main Uses

  • Esta prolifica madeira de folhosas do Noroeste do Pacifico, com as suas excelentes credenciais ambientais, é utilizada para mobília, armários de cozinha e carpintaria de interior.   É utilizada também para portas e apainelamento.
     
  • O padrão do fio e a cor do amieiro faz desta madeira um substituto ideal da cerejeira.  
Furniture
Doors
Panelling
Cabinets
american_red_alder_small

Freixo americano

American_ash_big

Forest Distribution

Os freixos americanos crescem normalmente por toda a região Leste dos Estados Unidos em florestas de folhosas mistas, desde do Norte, no estado de Nova Iorque, aos estados do Sul, ao longo do Golfo do México e todas as regiões entre estas.   Os freixos crescem no topo das montanhas, em baixas planícies e zonas costeiras, dando assim origem a uma ampla variedade de propriedades.  Com uma distribuição tão alargada em termos de altitude, clima e condições do solo, existem variações significativas nos freixos dependendo da região, particularmente entre as regiões do Norte, com um crescimento mais lento, e as regiões do Sul, com um crescimento mais rápido.  Também existem subespécies que vêm contribuir para esta variedade.  Apesar das pragas florestais e doenças que ameaçam a longo prazo a madeira em pé de freixos, o freixo continua a ser uma espécie prolífica. 

CRESCIMENTO FLORESTAL

Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé do freixo dos Estados Unidos situa-se em 671 milhões m3, que compõe 5,1% do total de madeira em pé dos Estados Unidos.  O freixo americano está a crescer a um ritmo de 12,1 milhões m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 6,1 milhões m3 por ano.  O volume líquido (depois da extração) está a aumentar em 6 milhões m3 cada ano.  O inventário de 2014 indica que a taxa de crescimento do freixo americano excede a taxa de extração em todos os principais estados fornecedores, exceto em Michigan e Ohio, que estão no centro da infestação de Besouros Verdes (EAB, sigla em inglês).  Espera-se que as taxas de mortalidade e remoção de freixos aumentem num futuro imediato e provavelmente ultrapassarão a taxa de crescimento em alguns estados, devido à infestação de Besouros Verdes (EAB, sigla em inglês).

Material Availability

  • O freixo dos Estados Unidos está prontamente disponível como madeira serrada e folheado, numa ampla gama de graus de qualidade e tamanhos. Nas regiões do Norte há uma tendência a existir menos borne devido a um período de crescimento mais curto do que no Sul, onde a madeira cresce mais rapidamente com uma textura e fio mais abertos.   O freixo pode ser vendido com base na cor e está amplamente disponível para exportação.   Em 2015, o freixo era a 4ª principal espécie de madeira de folhosas americana a ser exportada, por volume, a nível mundial.
     
  • A madeira de freixo está disponível numa gama de graus de qualidade desde 4/4” (1” ou 25,4mm) até 8/4” (2” ou 52mm), embora possam ser obtidos volumes limitados de 10/4” (2,5” ou 63mm) e 12/4” (3’ ou 75mm).

Wood Description

  • Em geral, o freixo tem uma madeira de cor clara, o borne varia em termos de cor, desde o branco ao amarelo, e o cerne varia do castanho claro ao castanho escuro, tendo algumas vezes algumas manchas mais claras.  A diferença de cor entre o borne com uma cor mais clara e branca, e o cerne mais escuro, mesmo acastanhado, é bastante nítida.  A madeira de freixo tem geralmente um fio direito com uma textura grosseira uniforme.  Em termos de aparência, o fio apresenta um contraste acentuado entre os anéis de crescimento das condições suaves do verão e as severas condições do inverno.  Nunca há duas peças iguais em termos de aparência.
     
  • Manchas castanhas claras ou manchas minerais, por vezes referidas como glassworm, são comuns em freixos e são classificadas como uma característica natural e não são consideradas defeitos de acordo com as normas de classificação da NHLA.  Estas características não comprometem a integridade da madeira.

Mechanical Properties

A madeira de freixos tem em geral propriedades de resistência muito boas em relação ao peso.  Tem uma excelente resistência aos choques, o que é uma grande ajuda para aqueles que utilizam ferramentas manuais e equipamento desportivo, como tacos de beisebol.  É boa para a moldagem a vapor e por isso é a madeira favorita para fabricantes de móveis e apreciadores.  A sua dureza, estabilidade quando seca e o seu fácil acabamento e coloração, fazem com que seja a madeira ideal para móveis e soalhos.

Para descobrir mais sobre as propriedades mecânicas do freixo, leia o guia estrutural completo.

  • 0,6

    Gravidade Especifica (12% TH)

    673 kg/m3

    Peso Médio (12% TH)

    10,70%

    Volume Médio de Contração (verde até 6% TH)

    103,425 MPa

    Módulo de Rutura

    11.977 MPa

    Módulo de Elasticidade

    51,092 MPa

    Resistência à compressão (paralelo ao fio)

    5.871 N

    Dureza

Oiled / Un-Oiled Appearance

Oiled
ash_oiled
Un-oiled
Ash_unoiled_03.jpg

Performance

O freixo é bem maquinado, sendo bom para aparafusamento, pregagem e colagem e pode ser colorido e polido de modo a obter-se um acabamento muito bom.  O freixo tingido de preto teve vários ciclos de moda bem-sucedidos em relação a móveis.  Seca de forma bastante fácil com uma degradação mínima. A sua boa estabilidade significa que existe pouco movimento em desempenho.  Folheado de freixo lamina bem para produzir materiais de painéis.  O freixo é não-resistente à podridão do cerne, que é moderadamente resistente a um tratamento conservante, mas o borne é permeável.  Isto faz com que o freixo seja adequado a modificações térmicas, como já foi provado pelo seu diverso uso em apainelamento, revestimento, bancadas e móveis para jardins.

Main Uses

Esta madeira gerida de forma sustentável de florestas naturais da América do Norte, com as suas excelente credencias ambientais, é popular entre designers, arquitetos, usuários especializados e consumidores de todo o mundo.  Os seus principais usos são: mobília, soalhos, portas, carpintaria arquitetónica e moldagem, armários de cozinha, ferramentas e artigos de desporto.

Mouldings
Flooring
Furniture
Doors
American_ash_small